Raciocínio Lógico

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 

              Aqui quero compartilhar com vocês o que estou estudando e os vídeos que estou assistindo para conseguir passar em concurso público. Comprei uma apostila, mas não gostei da didática dela, então preferi fazer a minha própria apostila aqui. Acredito que vá me ajudar bastante e aproveito para compartilhar com vocês.
                Quero dizer que não sou formada em Matemática, então se algo estiver errado, me corrijam ;) O intuito dessa página é contribuir para que todos, inclusive eu, entendamos melhor essa disciplina cobrada em concursos públicos. 
Então, se vocês quiserem acompanhar, simbora ;)

20 vídeos sobre Raciocínio Lógico, com aulas do Prof. Pedro Evaristo: 
(clicando em um desses títulos, você será redirecionado para o respectivo vídeo)
Obs: Logo depois dessa lista existem algumas explicações que falam sobre os assuntos abordados a partir do assunto do 3° vídeo.

1° Introdução + Sequências lógicas
2° Continuação de Sequências
3° Investigações: Método de Ordenação
4° Investigações: Método de Dedução
5° Investigações: Método de Hipóteses
6° Diagramas Lógicos
7° Continuação de Diagramas Lógicos: Todo, Algum, Nenhum
8° Álgebra das proposições ou Análise de Proposições ou Conectivos Lógicos: E, OU, OU...OU, SE...ENTÃO, SE E SOMENTE SE.
9° Condição Necessária, Condição Suficiente e Equivalência
10° Relembrar Equivalências e começar Negações
11° Argumentação
12° Análise das proposições
13° Exercícios: Sequências lógicas
14° Continuação Exercícios: Sequências lógicas
15° Exercícios de Investigação: Ordenação
16° Exercícios de Investigação: Dedução
17° Exercícios de Investigação: Hipóteses ou Suposições
18° Exercícios de estrutura lógica
19° Exercícios de diagramas lógicos
20° Exercícios de lógica de argumentação ou álgebra das proposições ou lógica proposicional ou conectivos lógicos

EXPLICAÇÕES 

3° Investigações: Método de Ordenação 
Consiste em ordenar as informações que a questão te fornece.

4° Investigações: Método de Dedução 
Primeiro você ordena as informações mais óbvias e depois deduz as outras informações que irão se excluindo automaticamente.

5° Investigações: Método de Hipóteses 
Você deve acusar hipoteticamente algum item do enunciado para encontrar a resposta certa. Geralmente, esse tipo de questão é exemplificado por acusação de criminosos ou alguém que está falando a verdade e outro que está mentindo, então você faz suposições para encontrar o que o comando da questão pede.

6° Diagramas Lógicos 
Abaixo tem o link de um vídeo com resolução de questões sobre Diagramas Lógicos com o Professor Leandro, vale a pena conferir.
Essa é a primeira questão que o professor responde no vídeo.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ut_ojCs48RI

7° Continuação de Diagramas Lógicos: Todo, Algum, Nenhum 

Representação:
  • Todo A pertence a B, mas nem todo B pertence a A.
  • Algum A também é B, assim como algum B também é A.
  • Nenhum A é B, assim como nenhum B é A.
8° Álgebra das proposições ou Análise de Proposições ou Conectivos Lógicos: E, OU, OU...OU, SE...ENTÃO, SE E SOMENTE SE. 

TABELAS VERDADE



O Conectivo E: significa que você irá fazer as duas coisas que está dizendo na proposição para ser verdade, ou seja, a proposição só será verdadeira se as duas afirmações forem verdadeiras. Também pode ser representada pela interseção dos conjuntos A e B. 





O Conectivo OU: pra ser verdade você deve fazer uma coisa ou outra. Será falso quando as duas afirmativas forem falsas, pois pelo menos uma deve ser verdadeira para que a proposição seja verdadeira. Também é representado pela união dos conjuntos.






O Conectivo OU...OU: essa significa que você irá fazer apenas uma das duas coisas, ou seja, para a proposição ser verdadeira, apenas uma deve ser verdadeira. Pode ser representado pela união dos dois conjuntos menos a interseção.




O Conectivo SE...ENTÃO: só será falso se a primeira for verdadeira e a segunda for falsa. Vamos pensar assim: você tinha uma condição pra fazer algo, essa condição aconteceu, mas você não fez o que prometeu, então você mentiu, por isso acaba sendo falsa a sua proposição. Também pode ser representado pelo conjunto A dentro do conjunto B, ou seja, o A é uma das condições para que a B aconteça.



O Conectivo SE E SOMENTE SE: aqui você tem uma condição para fazer algo também, mas como é se e somente se acontecer, então você só fará se a condição acontecer, se não acontecer você não faz. Isso significa que se a primeira afirmação for verdadeira e a segunda for falsa, a proposição é falsa. Se a primeira afirmação for falsa e a segunda verdadeira, então a proposição será falsa. Também pode-se dizer que os dois conjuntos são iguais ou equivalentes.


9° Condição Necessária, Condição Suficiente e Equivalência 
              Este item tem relação com o Conectivo Se...Então, onde a informação que antecede o ENTÃO é a Condição Suficiente ou Condição Máxima e o que vem depois do ENTÃO é a Condição Necessária ou Condição Mínima.
              Já a Equivalência contempla outra forma de dizer a mesma coisa que já está sendo dita, ou seja, outra forma de falar algo, mas que tem o mesmo sentido.

EQUIVALÊNCIA TODO, ALGUM, NENHUM 


Exemplo: 
Todos os esquilos comem nozes.
A - os esquilos
B - comem nozes

Negação: Algum esquilo não come nozes.
Troca TODOS por ALGUM e faz a concordância verbal
A - esquilo (mantém)
~B - não come nozes (nega)

Equivalência:  Nenhum esquilo não come nozes.
Troca TODOS por nenhum e nega B.

EQUIVALÊNCIA DO SE...ENTÃO 
A -> B é equivalente a ~B -> ~A
Exemplo: 
A -> B: Se beber então não case.
~B -> ~A: Se casou então não bebeu.
Se beber, não case. Se você casou então foi porque você não bebeu.

EQUIVALÊNCIA DO SE E SOMENTE SE 
A <-> B é equivalente a:

1. B <-> A
Exemplo 1:
A <-> B: Se e somente se chover então ficará em casa.
B <-> A: Se e somente se fiquei em casa então choveu.

2. (A -> B)^(B -> A)
Exemplo 2:
(Se eu passar então estudei.) e (Se eu estudar então passo.)

3. (A^B) _v_ (~A^~B)
Exemplo 3:
Ou (passei e estudei) ou (não passei e não estudei).
No caso do Ou...Ou apenas uma das afirmações é verdadeira.
Nesse caso, ou passei e estudei ou não passei e não estudei.

10° Relembrar Equivalências e começar Negações 

A negação significa dizer que as tabelas verdade serão opostas quando uma for afirmativa e a outra for negativa.

1. ~(~A) = A [Negar duas vezes é afirmar.] 

2. ~(A^B) = ~A v ~B [Trocar o sinal de E pelo OU e negar as duas.] 
Explicação 2: No conectivo E será verdade quando as duas forem verdade, ou seja, quando as duas afirmações forem satisfeitas. Se uma delas é falsa já é suficiente pra proposição ser falsa.

3. ~(A v B) = ~A ^ ~B [Trocar o OU pelo E e negar as duas.] 
Explicação 3: No conectivo OU uma sendo verdade já é suficiente para tudo ser verdade. Então apenas as duas sendo falsas para a proposição ser falsa. Por isso, troca o sinal do OU pelo E.
4.1 ~(A v B) = (A^B) v (~A ^ ~B) 
Explicação 4: Para negar o conectivo OU...OU você terá as primeiras afirmações unidas pelo conectivo E ou as últimas afirmações negativas unidas pelo conectivo E.
Exemplo: 
Ou eu te amo Ou eu te odeio.
(Eu te amo e Eu te odeio) ou (Eu não te amo e Eu não te odeio).


4.2 ~(A v B) =  (A <-> B)  
Explicação: pode-se perceber que as duas tabelas ficam diferentes, porque o no OU ... OU será verdadeiro quando apenas uma for verdadeira, já no Se e Somente Se será verdadeiro quando as duas afirmações tiverem valores iguais, as duas falsas e as duas verdadeiras. 
5. ~(A -> B) = (A ^ ~B) 
No caso do Se... Então será mentira quando a primeira for verdadeira e a segunda for falsa.
Então vamos a um exemplo para explicar melhor:
Se fizer sol então eu saio de casa.
A negação será: Faz sol e eu não saio de casa.
Isso significa que é verdade que fez sol, mas eu menti na negação dizendo que eu não vou sair de casa.
11° Argumentação 

Relembrando os conectivos:
  • Conjunção = E = ^
(Proposição verdadeira, quando as duas afirmações forem verdadeiras.)
  • Disjunção não excludente = OU = v
(Proposição falsa, quando as duas afirmações forem falsas.)
  • Disjunção excludente = OU...OU = V
(Ou uma ou outra, ou seja, não poderá ser as duas coisas. Por isso, a proposição será verdadeira quando apenas uma das afirmações forem verdadeiras.)
  • Condicional = Se...Então = ->
(Será falso quando a primeira for verdadeira e a segunda for falsa. O macete é lembrar de Vera Fisher falsa. A explicação é mais fácil através de exemplo: Se fazer sol então irei à praia. A proposição será falsa quando eu estiver mentindo, ou seja, fez sol e eu não fui à praia.)
  • Bi-condicional = Se e somente se = <->
(A proposição será verdadeira nos casos das duas afirmações forem verdadeiras ou as duas afirmações forem falsas.)

Argumentação: 
              Na argumentação você tem premissas e uma conclusão. A argumentação pode ser válida ou inválida. Válida é quando as premissas garantem a conclusão. Inválida é quando dá contradição ou quando se chega a uma conclusão errada.

Exemplo de argumentação válida: 
"Se fizer sol então irei à praia. (Premissa 1)
Fez sol."                                         (Premissa 2)
Para achar a conclusão:
p = fazer sol
q = ir à praia

              A questão diz que fez sol então p é verdadeira. Na premissa 1 o valor deve ser verdadeiro, então para ser verdade é preciso que q seja verdadeira. A conclusão será q, ou seja, fui à praia.
Logo:
Se fez sol então fui à praia.
E essa argumentação é válida. 

Exemplo de argumentação inválida por conclusão errada: 
"Se fizer sol então irei à praia. (Premissa 1)
Fui à praia."                                 (Premissa 2)

p= fazer sol
q = ir à praia

              Fui à praia é uma afirmação verdadeira, mas a afirmação p = fazer sol pode ou não ser verdadeira para que a premissa seja verdade. Lembrando que no Se...Então será falso apenas quando a primeira for V e a segunda for F, então conclui-se que se a segunda for V a primeira pode ser V ou F.
              A conclusão errada seria dizer que fez sol ou que não fez sol, pois não tem como saber se qual das duas afirmações é 100% verdadeira.

Exemplo de argumentação inválida por contradição: 
"Se João é honesto, ele é inocente. (Premissa 1)
                        (v)                      (v)
João é honesto, mas é culpado."     (Premissa 2)
                 (v)                      (v)

p = honesto
q = inocente
r = culpado

Conclusão:
João é inocente e João é culpado.
              Na Premissa 1 é possível ver que João é inocente, porém na Premissa 2 ele é culpado. Aí que está a contradição! Não tem como ser inocente e culpado ao mesmo tempo.

12° Análise das proposições 
Uma conclusão não pode ser uma das premissas, não posso concluir o que já foi me dado. A conclusão é o que você obtém depois de analisar as premissas.

Questão 1. (FCC) Sabe-se que ou João é rico, ou Maria não é bonita. Sabe-se ainda que ou Maria é bonita ou José é carpinteiro. Ora, José não é carpinteiro.

Questão 2. (FCC) Se João é rico, Maria é bonita. Se Maria é bonita, José é carpinteiro. Ora, José não é carpinteiro.

 Questão 3. (FCC) Se Ana não é advogada, então Sandra é secretária. Se Ana é advogada, então Paula não é professora. Ora, Paula é professora, portanto:

Questão 4. (FCC) Receber dinheiro é condição suficiente para eu viajar. Viajar é condição suficiente para eu ficar feliz. Fazer uma  boa ação é condição necessária para eu ficar feliz. Sabendo que eu recebi dinheiro então:

Questão 5. (ESAF) Ou A=B, ou B=C, mas não ambos. Se B=D, então A=D. Ora, B=D. Logo:

13° Exercícios: Sequências lógicas 


14° Continuação Exercícios: Sequências lógicas 

Questão 6. (FCC) Se a/b é o sexto termo da sequência de frações irredutíveis 1/3, 7/3, 7/15, 31/15,031/63... . Se ela está logicamente estruturada, então a + b é igual a:

Questão 8. (FCC) Os termos da sequência (2, 5, 8, 4, 8, 12, 6, 11, 16, ...) são obtidos através de uma lei de formação. Determine a soma do décimo e do décimo segundo termos dessa sequência, obtidos segundo essa lei.

Questão 9. (FCC) Segundo um determinado critério, foi construída a sucessão seguinte em que cada termo é composto de um número seguido de uma letra:

A 1 – E 2 – B 3 – F 4 – C 5 – G 6 – D 7 - ...

Considerando que no alfabeto usado são excluídas as letras K, Y e W, então, de acordo com o critério estabelecido, a letra que deverá anteceder o número 12 é...

Questão 10. (FCC) Observe que, no diagrama abaixo, foram usados somente as letras K, R, C, S, A, F, X, H, T e que cada linha tem uma letra a menos que a anterior.

K R C S A F X H T 

S T C K X F R H 

F H K T R S X 

H K R X S T 

T R S K X

. . . .

Se as letras foram retiradas obedecendo a um certo critério, então a próxima letra a ser retirada será...

Como no vídeo o Professor pulou a questão 7, então vou colocar aqui uma questão extra, como sendo a Questão 7:
Questão 7. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Considere a sequência: (P, 3, S, 4, W, 5, B, 4, F, 3, ...). De acordo com a lógica observada nos primeiros elementos da sequência, o elemento, dentro os apresentados, que a completa corretamente é

a) C 
b) G 
c) I 
d) 2 
e) 4

GABARITO
6. 190
7. C
8. 28
9. Letra J
10. Letra K

Explicação da Questão 7:

15° Exercícios de Investigação: Ordenação 

Questão 1. (FCC) João é mais velho do que Pedro, que é mais novo do que Carlos; Antônio é mais velho do que Carlos, que é mais novo do que João. Antônio não é mais novo do que João e todos os quatro meninos têm idades diferentes. O mais jovem deles é:

Questão 2. (FCC) Cinco camisetas de cores diferentes foram dispostas em uma pilha. A preta está abaixo da laranja e acima da azul. A vermelha está acima da rosa e esta fica abaixo da preta. A laranja e a preta se encostam, assim como esta e a rosa. Qual é a cor da camiseta do topo da pilha?

Questão 3. (FCC) Cinco times: Antares, Bilbao, Cascais, Deli e Elite, disputam um campeonato de basquete e, no momento, ocupam as cinco primeiras posições na classificação geral. Sabe-se que:
  • Antares está em um primeiro lugar e Bilbao está abaixo de todos;
  • Cascais está exatamente na posição intermediária entre Antares e Bilbao;
  • Deli está à frente do Bilbao, enquanto que o Elite está imediatamente atrás dos Cascais.
Sabendo disso, qual é o time que ocupa a segunda posição nesse campeonato?

Questão 4. (FCC) Sete funcionários de uma empresa (Arnaldo, Beatriz, Carlos, Douglas, Edna, Flávio e Geraldo) foram divididos em 3 grupos para realizar uma tarefa. Esta divisão foi feita de modo que cada grupo possuísse no máximo 3 pessoas; Edna deve estar no mesmo grupo que Arnaldo; Beatriz e Carlos não podem ficar no mesmo grupo que Geraldo. Beatriz e Flávio devem estar no mesmo grupo. Geraldo e Arnaldo devem ficar em grupos distintos. Nem Edna nem Flávio podem fazer parte do grupo de Douglas. Estarão necessariamente no mesmo grupo...

GABARITO
1. Pedro
2. Vermelha
3. Deli
4. Geraldo e Douglas estão no mesmo grupo.

16° Exercícios de Investigação: Dedução 


Fazer quadros organizando as informações das questões abaixo:

Questão 5. (FCC) Alysse, Bruna e Carol fazem aniversário no mesmo dia, mas não têm a mesma idade, pois nasceram em três anos consecutivos. Uma delas é Psicóloga, a outra é Fonoaudióloga e a mais nova é Terapeuta. Bruna é a mais nova e têm 25 anos. Carol é a mais velha e não é Psicóloga.

Questão 6. (FCC) Um agente de viagens atende três amigas. Uma delas é loira, outra é morena e a outra é ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Anna, outra de chama Monyke e a outra se chama Carine. Sabe, ainda, que cada uma delas fará uma viagem a um país diferente da Europa: uma delas irá a Alemanha, a outra à França e a outra irá à Inglaterra.
Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informações:
  • A loira: "Não vou à França nem à Inglaterra"
  • A morena: "Meu nome não é Monyke nem Carine"
  • A ruiva: "Nem eu nem Monyke vamos à França"
Questão 7. (FCC) Com relação a três funcionários do tribunal, sabe-se que:
  • João é mais alto que o recepcionista;
  • Mário é escrivão;
  • Luis não é o mais baixo dos três;
  • Um deles é escrivão, o outro recepcionista e o outro é segurança;
Questão 8. Quatro empresas (Maccorte, Mactex, Macval, Macmais) participam de uma concorrência para compra de certo tipo de máquina. Cada empresa apresentou um modelo diferente do das outras (Thor, Hércules, Netuno, Zeus) e os prazos de entrega variavam de 8 a 14 dias. Sabe-se que:
  • Sobre os prazos de entrega, Macval apresentou o menor e Mactex o maior.
  • O modelo Zeus foi apresentado pela Maccorte, com prazo de entrega de 2 dias menos do que a Mactex.
  • O modelo Hércules seria entregue em 10 dias.
  • Macval não apresentou o modelo Netuno.
Questão 9. Certo dia, três técnicos judiciários - Altamiro, Benevides e Corifeu - receberam, cada um, um lote de processos para arquivar e um lote de correspondências a serem expedidas. Considere que:
  • tanto a tarefa de arquivamento, quanto a da de expedição devem ser executadas no mesmo dia e nos seguintes horários: das 10 às 12 horas, das 14 às 16 horas e das 16 às 18 horas;
  • dois funcionários não podem ficar responsáveis pela mesma tarefa no mesmo horário;
  • apenas Altamiro arquivou os processos e expediu as correspondências que recebeu em um mesmo horário;
  • nem as correspondências expedidas e nem os processos arquivados por Benevides ocorreram de 10 às 12h;
  • Corifeu expediu toda a correspondência de seu respectivo lote das 16 às 18h.


GABARITO
5.                      |    A     |      B      |      C
       Profissão |    P     |      T       |     F
       Idade        |   26   |      25     |     27

6.                      |      Destino         |    Nome     
        Loira        | Alemanha         | Monyke
        Morena   | França               | Anna
        Ruiva       | Inglaterra         | Carine


7.                   | J   |   M   |   L
      Altura     | 1°  |   3°   |   2°
      Cargo      |  S  |  E     |  R


8.                 |  C   |   T    |   V    |    M
      Prazo    | 12   |  14   |   8    |   10
      Modelo | Z    |  N    |    T   |   H

9.                     | A    |     B    |    C
     Arquivou  |  10 |     16   |   14
     Expediu    |  10 |    14    |   16


17° Exercícios de Investigação: Hipóteses ou Suposições 

Questão 10. (FCC) Aline, Bruna e Carol são suspeitas de ter comido a última fatia do bolo da vovó. Quando perguntadas sobre o fato, declararam o seguinte:
- ALINE: "Foi a Bruna que comeu"
- BRUNA: "Aline está mentindo"
- Carol: "Não fui eu"
Sabendo apenas que uma delas está dizendo a verdade e que apenas uma delas comeu o bolo, descubra quem comeu o bolo.

Questão 11. (FCC) Quando a mãe de Alysson, Bosco, Carlos e Daniel, chega em casa, verifica que seu vaso preferido havia sido quebrado. Interrogados pela mãe, eles fazem as seguintes declarações:
- "Mãe, o Bosco foi quem quebrou" - disse Alysson
- "Como sempre, o Daniel foi o culpado" - disse Bosco
- "Mãe, sou inocente" - disse Cleber
- "Claro que o Bosco está mentindo" - disse Daniel
Sabendo que apenas um dos quatro disse a verdade, diga quem quebrou o vaso.

GABARITO

10.     |   A    |    B   |    C
       A |  F     |    V   |    V
       B |  V     |    F    |    V
       C |  F     |    V    |    F
Carol é a culpada.

11.        |  A   |   B   |   C   |   D
       A   |  F   |   F   |    V  |   V
       B   |  V   |   F   |   V   |   V
       C   |  F   |   F   |   F   |   V
       D   |  F   |   V  |    V  |  F
Cleber quebrou o vaso.

18° Exercícios de estrutura lógica 

Questão 1. (ESAF) Sete meninos, Armando, Bernardo, Cláudio, Délcio, Eduardo, Fábio e Geison, estudam no mesmo colégio e na mesma turma de aula. A direção da escola acredita que se esses meninos forem distribuídos em duas diferentes turmas de aula haverá um aumento em suas respectivas notas.

A direção propõe, então, a formação de duas diferentes turmas: a turma T1 com 4 alunos e a turma T2 com 3 alunos. Dada as características dos alunos, na formação das novas turmas, Bernardo e Délcio devem estar na mesma turma. Armando não pode estar na mesma turma nem com Bernardo, nem com Cláudio.Sabe-se que, na formação das turmas, Armando e Fábio foram colocados na turma T1, então, necessariamente, na turma T2, foram colocados os seguintes alunos...

Questão 2. (ESAF) Quatro carros de cores diferentes, amarelo, verde, azul e preto, não necessariamente nessa ordem, ocupam as quatro primeiras posições no "grid" de largada de uma corrida. O carro que está imediatamente atrás do carro azul, foi menos veloz nos treinos do que o que está mediatamente a frente do carro azul.
No treino, o carro verde foi o menos veloz de todos e por isso larga atrás do carro azul. O carro amarelo larga atrás do carro preto. As cores do primeiro e do segundo carro do "grid", são, respectivamente...

Questão 3. (ESAF) Três rapazes - Alaor, Marcelo e Celso - chegam a um estacionamento dirigindo carros de cores diferentes. Um dirigindo um carro amarelo, o outro um carro bege e o terceiro um carro verde. Chegando ao estacionamento, o manobrista perguntou quem era cada um deles.
CARRO AMARELO: Alaor dirige o carro bege
CARRO BEGE: eu sou o Marcelo
CARRO VERDE: Celso está dirigindo o carro bege
Como o manobrista sabia que Alaor sempre diz a verdade, que Marcelo às vezes diz a verdade e que Celso nunca diz a verdade, ele foi capaz de identificar quem era cada pessoa. As cores dos carros que Alaor e Celso dirigiam eram respectivamente, iguais a...

Questão 4. (ESAF) Cinco moças, Ana, Beatriz, Carolina, Denise e Eduarda, estão vestindo blusas vermelhas ou amarelas. Sabe-se que as moças que vestem blusas vermelhas sempre contam a verdade e as que vestem blusas amarelas sempre mentem. Ana diz que Beatriz veste blusa vermelha. Beatriz diz que Carolina veste blusa amarela. Carolina, por sua vez, diz que Denise veste blusa amarela. Por fim, Denise diz que Beatriz e Eduarda vestem blusas de cores diferentes. Por fim, Eduarda diz que Ana veste blusa vermelha. Desse modo, as cores das blusas de Ana, Beatriz, Carolina, Denise e Eduarda são, respectivamente...

Questão 5. (ESAF) Três amigos Lucas, Mário e Nelson moram em Teresina, Rio de Janeiro e São Paulo - não necessariamente nesta ordem. Todos eles vão ao aniversário de Maria que há tempos não os encontrava. Tomada de surpresa e felicidade, Maria os questiona onde cada um deles mora, obtendo as seguintes declarações:
- Nelson diz: o Mário mora em Teresina
- Lucas diz: Nelson está mentindo, pois Mário mora em São Paulo
- Mário diz: Nelson e Lucas mentiram, pois eu moro em São Paulo.
Sabendo que o que mora em São Paulo mentiu e que o que mora em Teresina disse a verdade, segue-se que Maria concluiu que, Lucas e Nelson moram, respectivamente em...


GABARITO
1. Bernardo, Délcio e Claúdio.
2. Preto e Amarelo.
3. Verde e bege
4. Amarelo, Amarelo, Vermelho, Amarelo e Amarelo
5. Teresina e Rio de Janeiro

19° Exercícios de diagramas lógicos 

Questão 1. A proposição "Algum advogado é bancário" é equivalente a:
a) Não há advogado bancário.
b) Todas as pessoas são advogados.
c) Pelo menos um advogado é bancário.
d) Todos os advogados são bancários.
e) Todos os bancários não são advogados.

Questão 2. Qual a equivalência de "Todo comerciante é rico"?
a) Nenhum comerciante é rico.
b) Todo comerciante não é pobre.
c) Nem todo comerciante é rico.
d) Não há comerciante pobre.
e) Nenhum comerciante não é rico.
Questão 3. A equivalência de "Nenhum político é honesto" é:

a) Todas as pessoas são honestas.
b) Todos os políticos são desonestos.
c) Ninguém é honesto.
d) Todo político é honesto.
e) Pelo menos um político é honesto.

Questão 4. Qual a negação de "Todo artista é elegante"?

a) Nenhum artista é elegante.
b) Todas as pessoas são elegantes.
c) Ninguém é elegante.
d) Todo artista não é elegante.
e) Pelo menos um artista não é elegante.

Questão 5. Considere que os argumentos são verdadeiros:

- Todo comilão é gordinho;
- Todo guloso é comilão;
Com base nesses argumentos é correto afirmar que:
a) Todo gordinho é guloso.
b) Todo comilão não é guloso.
c) Pode existir gordinho que não seja guloso.
d) Existem gulosos que não são comilões.
e) Pode existir guloso que não seja gordinho.

GABARITO
1. c
2. e
3. b
4. e
5. c

20° Exercícios de lógica de argumentação ou álgebra das proposições ou lógica proposicional ou conectivos lógicos 

Questão 1. (ESAF) Uma sentença logicamente equivalente a
Se Ana é bela, Carine é feia
é...

Questão 2. João afirma que
Paulo é rico e Maria é bonita.
Do ponto de vista lógico, se João está mentindo, então podemos dizer que:

Questão 3. João afirma que
Paulo é rico ou Maria é bonita.
Do ponto de vista lógico, se João está mentindo, então podemos dizer que:

GABARITO
1. Se a Carine não é feia então Ana não é bela.
2. Paulo não é rico ou a Maria não é bonita.
3. Paulo não é rico ou Maria não é bonita.

9 comentários:

  1. ola nao tem a resposta da questao numero 5 ou a=b, oub=c,mas nao ambos. se b=d, entao a=d. ora, b=d.logo: ???????

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    1. Nos links no começo da página o Professor responde a todas as questões que estão aqui, inclusive tirei os exercícios dos vídeos, pra que a gente possa exercitar antes de assistir à explicação. A resposta para essa pergunta está no vídeo 12, 14 minutos e 49 segundos, link: https://www.youtube.com/watch?v=wJDBCCXhch4&index=12&list=PLNKZPo-igK8DvqyoWQ94cOu9OomL_NbXa
      Espero ter ajudado ;)

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  2. vc poderia fazer a explicação de tal resposta em algumas questões, como por exemplo a 13• exercicios logicos, a primeira questao do FCC das figuras.

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    1. Como expliquei para o colega, a resposta de todas as perguntas estão nos links dos vídeos lá no início da página. No caso a sua sugestões é para as questões do título 13 Sequências lógicas. O link para explicação dessas figuras é: https://www.youtube.com/watch?v=1LoTXJ8kI9k&list=PLNKZPo-igK8DvqyoWQ94cOu9OomL_NbXa&index=13

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  3. Boa noite. Gostaria de conversar sobre a questão número 11. Pois você disse que Cleber quebrou o vaso, e Cleber é o único que tem apenas uma "verdade", o que significa que ele é o único que disse a verdade, e se ele se diz inocente e diz a verdade, logo não foi ele quem quebrou o vaso. Preciso de sua resposta. Obrigada.

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    1. Bom dia. Quando vemos na tabela que Cleber só tem uma verdade, significa que a hipótese foi aceita porque existe apenas uma verdade e não que o que ele disse é verdade.

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    2. Boa tarde. Cleber não tem como ter quebrado o vaso, pois ele não está nem dentre os filhos citados. Alysson, Bosco, CARLOS e Daniel.Se você considerar, que apenas o DANIEL falou a verdade, o Alysson pode ter quebrado o VASO!

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